the last waltz

‘The Last Waltz’ (1978)
Origem: EUA
Direção: Martin Scorsese
Elenco: 'The Band", Paul Butterfield, Eric Clapton, Neil Diamond, Bob Dylan, Emmylou Harris, Ronnie Hawkins, Dr. John, Joni Mitchell, Van Morrison, Ringo Starr, Muddy Waters, Ronnie Wood e Neil Young
Gênero: documentário/musical

parte 01    parte 02    parte 03    parte 04    parte 05    parte 06
parte 07    parte 08    parte 09    parte 10    parte 11

álbum do documentário e biografia da banda: aqui

‘The Last Waltz’ foi um concerto de rock realizado pelo grupo em 1976 no Winterland Ballroom em São Francisco, e foi divulgado como o final da ilustre carreira da banda. E durante o concerto o grupo se reuniu com vários convidados especiais. O evento foi filmado pelo cineasta Martin Scorsese e transformado em um documentário de mesmo nome, lançado em 1978. O filme traz cenas do concerto, registros de estúdio e entrevistas de Scorsese com os integrantes da banda. Um álbum foi lançado em 1978. ‘The Last Waltz’ é considerado um dos melhores filmes de rock já feitos, apesar de criticado por seu foco em Robbie Robertson, líder e compositor da banda. A idéia de um concerto de despedida surgiu em 1976, depois de Richard Manuel se ferir gravemente em um acidente de barco. O concerto foi organizado por Bill Graham, pseudônimo de Wolodia Grajonca, um alemão que obteve sucesso nos Estados Unidos como empresário e promotor de concertos, no Winterland Ballroom, de sua propriedade, onde ‘The Band’ fez sua estréia ao vivo em 1969. Originalmente o grupo tocaria sozinho, até surgir a intenção de convidar Ronnie Hawkins e Bob Dylan, ambos importantes no surgimento da banda; a lista de convidados então foi ampliada.

A apresentação do ‘The Band’ começou com ‘Up on Cripple Creek’ e continuou com onze das canções mais populares do grupo. Uma sucessão de convidados passou então a subir ao palco, começando com Ronnie Hawkins. Sob o nome ‘The Hawks’, o ‘The Band’ servira como banda de apoio de Hawkins no começo da década de 60. Em seguida, Dr. John sentou-se ao piano para apresentar a canção ‘Such a Night’, sua marca registrada. A seguir veio um set de blues com participações de Paul Butterfield na gaita, Muddy Waters nos vocais, Pinetop Perkins ao piano e Eric Clapton nos vocais e guitarra. Neil Young foi o próximo, cantando ‘Helpless’ com vocais de apoio por Joni Mitchell. Neil Diamond veio em seguida. Van Morrison então apresentou duas canções. Os canadenses Young e Mitchell foram chamados de volta para ajudar a banda com ‘Arcadian Driftwood’, uma ode aos acadianos da história do Canadá. ‘The Band’ então tocou um breve set com mais algumas de suas músicas antes de Bob Dylan subir ao palco para liderar sua antiga banda de apoio durante quatro canções.

Apesar de ter concordado em participar do concerto, Bob Dylan não queria que sua aparição fosse filmada, temendo que isso interferisse em 'Renaldo and Clara', seu próprio projeto cinematográfico. Robertson garantiu a Dylan que o lançamento do filme seria adiado até a estréia de 'Renaldo and Clara', e só então ele concordou em ser filmado. De acordo com Scorsese, Dylan estipulou que apenas duas de suas canções poderiam ser registradas: ‘Baby Let Me Follow You Down’ e ‘Forever Young’. Scorsese admitiu posteriormente que durante esta época estava viciado em cocaína. E drogas estavam presentes em grandes quantidades durante o concerto. Nos bastidores, um cômodo foi pintado de branco e decorado com narizes tirados de máscaras de plástico, enquanto uma fita de áudio com ruídos de inspiração era tocada ao fundo. Uma bolha de cocaína saindo do nariz de Neil Young foi capturada pelas câmeras e teve de ser editada durante o processo de pós-produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário